

Procedimentos
Plástica de abômen ou Lipoabdominoplastia
.png)
INDICAÇÃO
O abdômen que apresenta flacidez, excesso de pele, abaulamento com fraqueza da parede muscular, seja por alterações de peso ou pós-gestacional beneficia-se da abordagem cirúrgica. A cirurgia não é um substituto para a perda de peso e o ideal é sua indicação para mulheres que não pretendem engravidar após procedimento. Algumas marcas de estrias podem ser eliminadas abaixo da cicatriz umbilical, porém se as marcas avançam acima desta região no abdômen superior, parte delas poderá permanecer.
TÉCNICA
A cicatriz é posicionada acima do púbis, horizontal e sua dimensão nas laterais varia de acordo com o excesso de pele. Na região periumbilical a cicatriz é posicionada discreta na parte mais interna do umbigo.
A lipoaspiração do tecido gorduroso excedente no abdômen e flancos é associação freqüente. Se necessário, a lipoaspiração do dorso e lipoescultura com aumento de glúteos pode ser realizada no mesmo tempo cirúrgico.
A musculatura abdominal é reforçada com suturas de reaproximação na linha média. Se houver hérnias da parede as mesmas serão corrigidas.
A pele excedente é removida inferiormente e a cicatriz umbilical reposicionada.
O excesso de pele no abdômen superior, quando ocorre, é removido por cicatriz no sulco mamário.
VIDEOENDOSCOPIA NA ABDOMINOPLASTIA
Pacientes magras que apresentam afastamento da musculatura abdominal pós-gestacional se beneficiam de uma cicatriz reduzida acima do púbis. A partir desta cicatriz menor trata-se o afastamento dos músculos por visão endoscópica. A área acima e abaixo do umbigo é reposicionada melhorando a cintura e diminuindo a projeção globosa abdominal. Todo trabalho é feito internamente, sem cicatriz no umbigo.
ANESTESIA E RECUPERAÇÃO
Feita sob bloqueio anestésico peridural ou anestesia geral.
Duração aproximada de 4horas com pernoite hospitalar.
CUIDADOS PÓS-OPERATÓRIOS
Repouso relativo domiciliar de 7 a 10 dias.
Uso da cinta abdominal por 30 dias. Dirigir a partir de 20 dias.
Exercícios físicos leves controlados a partir de 60 dias e, a partir do terceiro mês, poderão ser liberadas algumas atividades esportivas.
O contorno abdominal apresenta resultados a partir de 60 dias, porém as cicatrizes e inchaços podem levar mais de 6 meses. Se você mantém os cuidados alimentares e atividades físicas os benefícios da sua cirurgia perduram por muitos anos.